A MODA BEATNIK


Como havia prometido há algumas semanas, hoje vou falar da moda Beatnik. Mas antes farei uma breve introdução desse tema apaixonante, então vamos lá!


O estilo Beatnik, que prevaleceu nos anos 50 até meados dos anos 60 , veio à reboque do movimento denominado Geração Beat que teve como maior expoente Jack Kerouac e seu famoso romance “On The Road”. A filosofia da “batida” se opunha visceralmente ao status quo da época. Este movimento era, por excelência, contracultural e antimaterialista, sublinhando a importância do aprimoramento espiritual em detrimento dos valores materiais.


A palavra beat (bater) foi cunhada pelo escritor norte-americano Kerouac em 1948 para denominar a sua tribo de intelectuais inconformistas. Para ele o vocábulo tinha um significado transcendental beat(ificar) santificar-se, e não apenas, como era comumente empregado em sentido pejorativo (excluídos da sociedade).




O movimento influenciou músicos e artistas, sendo o jazz a trilha sonora dessa turma intelectualizada. Bob Dylan, Pink Foyd e The Beatles beberam nessa fonte seminal. Aliás, John Lennon se inspirou na palavra beat para criar o nome da banda.

Esse estilo de vida também influenciou a moda e a autopercepção dos jovens, enquanto atores sociais. A indumentária dos beatniks é fashionista e atemporal. A cor preta é predominância nas roupas, o branco aparece minimamente nas estampas striped (listras), os acessórios são very cool: boinas, tênis all star, sapatilhas, óculos redondos etc.



#Beatinik #GeraçãoBeat #Kerouac

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon

           www.janelafeminina.com

 created  by Marlúccia Araújo 2015

        Web designer:  Lucas Reis