PERIGO! ELA ESTÁ NA TPM

A TPM (Tensão Pré-Menstrual) não é prerrogativa das simples mortais, a cantora Ivete Sangalo já declarou num programa de TV que também padece desse mal : “viro bicho”, disse. Segundo dados do Ministério da Saúde, a artista faz parte do universo de 70% de brasileiras que sofrem com esta síndrome.
A TPM atua no organismo da mulher como um coquetel de drogas que altera seu estado de consciência, seu humor, sua capacidade de discernimento e autocrítica. Sua hipersensibilidade chega a ser patética: “ Ando tão a flor a pele que, até mesmo, beijo de novela me faz chorar...”, é por aí, não propositalmente, Zeca Baleiro retratou bem nesses versos esta fase maldita, de total incoerência feminina.
A situação poderia ser cômica se não fosse trágica. A mínima coisa causa-nos intenso sofrimento, debulhamo-nos em lágrimas se nos olharem de “cara feia”, irritamo-nos com bobagens, tornamo-nos um fio desencapado pronto para disparar choques de 1000 volts. Buscamos refúgio nos potes de sorvetes, caixa de chocolates e outras delícias engordativas que depois nos causam culpa, mas enquanto as devoramos é só contentamento, pois os doces acionam mecanismos de recompensa no nosso cérebro, proporcionando uma sensação de prazer, mas o efeito dura pouco e os sintomas continuam a nos afligir.
SINTOMAS
Ansiedade
Tensão
Dificuldade para dormir (insônia)
Irritabilidade
Alterações de humor
Desatenção, fazendo a mulher derrubar coisas e bater em objetos
Compulsão por doces ou salgados
Vontade de comer guloseimas ou comidas diferentes
Dores de cabeça
Raiva sem razão
Sentimentos perturbadores
Pouca concentração
Lapsos de memória
Baixa autoestima
Sentimentos violentos
Ganho de peso (por conta da retenção de líquido)
Inchaço abdominal
Sensibilidade e inchaço nas mamas
Inchaço nas extremidades do corpo, como mãos e pés
choro fácil
Alteração intestinal
Calores ou sudorese fria
Náuseas
Acne
Reações alérgicas
Infecções do trato respiratório
Dores nas pernas
Cólicas
Aumento da vontade de urinar
TRATAMENTO
Não existe ainda um único remédio para curar a síndrome. Mas há uma luz no fim do túnel, recentemente pesquisadores dos Estados Unidos descobriram que a TDPM (transtorno disfórico pré-mentrual - que é a TPM mais severa) tem causa genética, pois um grupo de genes tem resposta celular diferente aos hormônios femininos progesterona e estrogênio nas pacientes que sofrem desse mal. À reboque da descoberta virá o tratamento específico, é o que acredita os cientistas que protagonizaram o estudo. Enquanto a cura não chega, os especialistas recomendam praticar uma atividade física, pelo menos, três vezes por semana, a fim de melhorar a ansiedade e o sono; manter uma dieta equilibrada rica em ômega 3 (presente em peixes e frutos do mar); frutas e grãos integrais, além de uma suplementação de cálcio e vitamina B6 (procure um profissional para prescrever: ginecologista ou endocrinologista).
Evite álcool (vinho principalmente), fumo, alimentos que contenham cafeína, refrigerantes derivados de cola, queijos fortes e frutas cítricas. Com isso, evita-se crises de enxaqueca que são potencializadas no período.
Conviver com a TPM não é tarefa fácil, nem pra nós mulheres, nem para os homens. Muitos não sabem lidar com a situação, por conta disso inúmeros relacionamentos são desfeitos.
O site americano (PMS Buddy) criou o aplicativo Alerta de TPM para Homens, este dispositivo tem a finalidade de avisar aos companheiros mais distraídos, via celular, que o período tenso feminino está próximo. Cabe a eles, pedir ajudar divina para atravessar ilesos esta fase, e ainda presentear as amadas com muitas caixas de chocolates.

POESIA
MULHER NA TPM
Estado alterado da percepção
Fragilidade: choro sem explicação
Mania de perseguição: teoria da conspiração
Carência exacerbada
Irritabilidade extremada
Impulsividade...
Compulsividade: desejo por chocolate
Cachorra que morde e late
Ansiedade sobre-humana
Piranha, sagrada, profana
Vampira... sangrenta...
Dolorida, insonolenta
Libidinosa Afrodite
Insaciável Lilith
M.A.
OBS: POST ATUALIZADO EM 26/03/17