"SIM, NÓS PODEMOS TUDO!"

 

A moça bonita e very strong do cartaz a cima é a personagem conhecida como "Rosie The Riveter" (a rebitadeira) ícone  cultural norte-americana. O poster foi criado pelo designer J. Howard Miller em 1943 (durante a Segunda Guerra Mundial quando os Estados Unidos já estavam no conflito) com o intuito de atrair mulheres para trabalhar na indústria bélica, que na época operava a todo vapor. Como os homens se encontravam no front lutando pela pátria, sobravam vagas e faltavam mão-de-obra nas fábricas de guerra.

 

O cartaz serviu como instrumento de persuasão (motivacional). Anos mais tarde "Rosie" tornou-se símbolo do feminismo. A frase "We Can Do It" (Nós Podemos Fazer Isto) sugeria igualdade, nivelava as mulheres aos homens no tocante à força de trabalho, pois elas podiam desempenhar as mesmas tarefas que cabiam ao sexo masculino. A conjuntura pavimentou o terreno para a luta das causas femininas (antes o papel da mulher estava circunscrito ao lar e aos afazeres domésticos). Eram os primeiros passos rumo à emancipação.

 

Naomi Parker Fraley, à época com 20 anos, era uma operária que trabalhava na linha de montagem de uma fábrica de aviões de guerra na Califórnia, serviu de inspiração para criar a personagem "Rosie The Riveter". Na década de 1940, Fraley era uma das poucas mulheres que trabalhavam fora de casa, desempenhando tarefa eminentemente do universo masculino.

 

Um pequeno aparte nesta discussão política: A personagem Rosie é pura cultura pop! Ela não só abriu alas para diversas conquistas na seara feminina, como também, lançou tendência. Este lencinho amarrado na sua cabeça é muito fashion, vamos combinar! Esta moça tinha muita personalidade. Sou muito fã!!!!

 

 

Please reload

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon

           www.janelafeminina.com

 created  by Marlúccia Araújo 2015

        Web designer:  Lucas Reis