MULHERES SÃO MAIS PROPENSAS À INSÔNIA

Tecnicamente a insônia nada mais é do que a incapacidade de iniciar o sono ou mantê-lo por um bom período, até que o organismo possa recarregar as energias do corpo. As mulheres são as que mais sofrem com este distúrbio, por causa da variação hormonal que ocorre durante a tensão pré-menstrual e a menopausa.
As causas que podem desencadear a insônia são várias: uso de álcool, cafeína, prática de exercícios físicos antes de dormir, preocupação, tristeza momentânea, aborrecimentos cotidianos etc.. Nestes casos a insônia é passageira e perfeitamente normal. Ela é considerada doença quando persiste por dias, meses, semanas e até anos, dessa forma caracteriza-se como crônica e está associada a distúrbios psiquiátricos como ansiedade e depressão.
As consequências de noites mal dormidas são: irritação, mau-humor, flacidez, déficit de memória, incapacidade de concentração, baixo rendimento na execução de tarefas que envolvem o raciocínio, além de predisposição a desenvolver doenças cardíacas e psiquiátricas.
POESIA
INSÔNIA
Madrugada fria e silenciosamente assustadora.
O tic-tac do relógio, por um instante, quebra o ritmo dessa quietude indesejada.
Insone e inerte vejo as horas, os minutos, os segundos darem adeus.
A juventude lambe minha face e desliza irônica pelo ralo.
A carícia não veio.
O sono e o sonho também não.
A lua adormece.
A vida lá fora desperta.
Aqui dentro, no falso aconchego, somente vazio e solidão.
M.A.