COMO OS FRANCESES INVENTARAM O AMOR

 

A França é referência, para o ocidente, na moda, nas artes, na perfumaria, na gastronomia, em direitos humanos e  também na arte de amar. “O amor ocupa um lugar privilegiado em sua identidade nacional”, declara a escritora norte-americana Marilyn Yalom, especialista em literatura francesa.

 

No seu livro “Como Os Franceses Inventaram O Amor”, ela disseca a literatura e a história  do amor na França desde o século 12. Passeia pela lenda medieval de Tristão e Isolda, desnuda os segredos de alcova da realeza, dos salões intelectuais do século 18, dos romances da Revolução Francesa e dos intricados relacionamentos de personalidades do século 20, como o de Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir. E finaliza a obra com uma reflexão sobre as facetas do amor no momento atual.

Logo no começo do livro, a autora nos revela os principais elementos que constituem a arte de amar francesa: o respeito à individualidade do parceiro, a valorização do mistério na relação, isto é, a importância dos segredos e, sobretudo, o sexo. Este é o ponto fulcral da relação amorosa na visão dos franceses. “Uma característica definidora do amor à la française é sua decidida ênfase no prazer sexual”. Segundo a autora, mesmo os franceses mais velhos (na faixa dos 50 e 64 anos) vivenciam o amor fundamentado no desejo carnal.

 

A França, berço cultural da civilização ocidental, criou uma forma própria de amar. Segundo os relatos históricos, o amor romântico francês foi calcado na entrega arrebatadora à paixão, na traição sem culpa e na relação aberta com múltiplos parceiros. Essa complexa moralidade amorosa é exposta nas 361 páginas do livro. Marilyn aborda com maestria um tema instigante (com um despretensioso viés sócio-antropológico) que mexe com o imaginário coletivo. O trabalho de pesquisa da autora é denso, porém, deliciosamente palatável, despertando no leitor um gostinho  de quero mais a cada capítulo.

 

 

 

Please reload

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon

           www.janelafeminina.com

 created  by Marlúccia Araújo 2015

        Web designer:  Lucas Reis