IRIS APFEL: MUSA FASHIONISTA DE 93 ANOS TEM VIDA RETRATADA EM DOC

 

Se você é adepta do estilo normcore ou miminalista  poderá sentir um certo desconforto com a exuberância da norte-americana  Iris Apfel, ícone fashionista,  que no alto dos seus 93 anos, é a referência mor do lifestyle maximalista do mundo da moda.

 

Como celebridade geriátrica, ela ainda dita as regras no mainstream.  Há décadas vem desestabilizando os alicerces da  moda ao impor composições cheias de ousadia e personalidade. Seus looks, no primeiro momento, parecem over, kitsch, carregados no exagero. Porém um olhar mais apurado irá perceber  o refinamento e o bom gosto subjacentes àquilo que parece excessivo.

 

Além de fashionista,  Iris Apfel é empresária de sucesso, desenvolveu uma linha de maquiagem para a M.A.C , trabalhou como designer de interiores e possui uma das maiores coleções de acessórios e roupas da alta costura do planeta. As peças foram garimpadas em lojas de grife, brechós e até em feiras livres durante suas inúmeras viagens internacionais. O acervo já foi tema de várias exposições nos museus mais badalados dos Estados unidos.

 

Há dois anos esteve no Brasil por conta de um evento promovido pela Swarovski Elements. Iris Apfel é uma mulher inspiradora, ativa, inteligente, atuante e incansável. Até 2013 era professora da Universidade do Texas. Até hoje cumpri agenda de moda como palestrante.

 

A intimidade dessa musa singular é revelada no documentário “Iris” de Albert Maysle, exibido recentemente no Festival do Rio (que termina nesta quarta, 14/10). O longa já estreou nos Estados Unidos em abril, no Brasil ainda não tem previsão de estreia no circuito comercial, mas ele já pode ser visto no Netiflix.

 

O filme mostra o estilo de vida de Iris, seus vários compromissos sociais e principalmente a convivência harmoniosa com seu marido, parceiro nos empreendimentos e demais assuntos, Carl Apfel (morto em agosto, dias antes de completar 101 anos). Definitivamente eles formavam um casal apaixonado e apaixonante. Símbolo de um casamento feliz!

 

No documentário Iris Apfel  expõe suas ideias com profundo  senso crítico. A sua idade lhe outorga o direito de não ter papas na língua quando se refere ao mundo da moda. Com plena consciência do peso das suas palavras, alfineta os estilistas da nova geração ao declarar que lhes falta a imprescindível criatividade no ramo. Ela também afirma, com total propriedade, que no meio fashionista  ter estilo, vale mais que ter beleza.

 

 

 

Please reload

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon

           www.janelafeminina.com

 created  by Marlúccia Araújo 2015

        Web designer:  Lucas Reis