VOCÊ SABE POR QUE O CINEMA É A SÉTIMA ARTE?

 

 

O teórico e crítico cinematográfico Ricciotto Canudo foi quem atribuiu ao cinema a chancela de Sétima Arte, quando escreveu seu Manifeste des Sept Arts (Manifesto das Sete Artes), documento escrito em 1911, mas somente publicado 12 anos mais tarde (1923).

 

Através desse manifesto, o militante do Futurismo italiano, pretendia distanciar a ideia de que o cinema era um espetáculo para a massa, e aproximá-lo e integrá-lo à categoria das Belas Artes, assim como a Música, a Pintura, a Escultura, a Arquitetura, a Poesia e a Dança. Para ele, o cinema simbolizava a "arte total", "a alma da modernidade", tudo aquilo que conceituava o  movimento estético futurista.

 

Portanto, o Cinema sendo a arte “síntese” reunia e congregava todas as outras expressões artísticas. Por isso Canudo  o considerava a Sétima Arte.

 

O  cinema foi inventado em 1895 (França) pelos  irmãos Louis e Auguste Lumière.  Louis  é considerado o primeiro cineasta da história do cinema. Foi ele quem realizou  o documentário de 45 segundos  (curta metragem) Sortie de L’usine Lumière à Lyon (Empregados deixando a Fábrica Lumière em Lyon).

 

 

 

CURIOSIDADES DO CINEMA BRASILEIRO

 

No dia 19 de junho comemora-se o Dia do Cinema Brasileiro. Nesta data, em 1898, ocorreu a primeira filmagem no Brasil. O italiano Afonso Segreto filmou a entrada da Baía da Guanabara, no Rio de Janeiro.

 

Algumas pessoas comemoram o Dia do Cinema Brasileiro em dia 5 de novembro, pois nesta data, em 1896, ocorreu a primeira exibição pública de um filme em terras brasileiras. A exibição ocorreu na cidade do Rio de Janeiro.

 

Em 1973, o Brasil criou o Festival de Gramado, realizado anualmente na cidade de mesmo nome, na Serra Gaúcha. O troféu, conhecido como “kikito” é uma figura risonha, esculpida em bronze.

 

O filme brasileiro que teve maior bilheteria em todos os tempos foi 'Nada a Perder" (2018) com público de mais de 11 milhões.

 

 

 

Please reload

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon

           www.janelafeminina.com

 created  by Marlúccia Araújo 2015

        Web designer:  Lucas Reis