SAIBA TUDO SOBRE CANDIDÍASE VAGINAL

 

Outro dia vi um comercial de TV que falava de um novo medicamento para tratar a candidíase. E você? Sabe o que é isso ? Com o propósito de  informar as minhas leitoras, resolvi abordar o tema aqui no Janela Feminina. Para início de conversa, a ginecologista Maria de Fátima Pimentel esclarece que a candidíase não é uma doença sexualmente transmissível (DST) . Tecnicamente ela é uma infecção causada, na maioria das vezes, por um fungo chamado  Candida Albicans.

 

Esse fungo é um hospedeiro natural do ambiente vaginal, no entanto quando  a mulher  fica com a imunidade baixa, por conta do estresse e fatores como: uso prolongado de antibióticos ou no período da gravidez, ocorre um desequilíbrio no organismo e a doença se instala com mais facilidade. Mulheres diabéticas e as portadoras do vírus HIV, também, são mais suscetíveis à candidíase.

 

Segundo a ginecologista, a candidíase pode acometer  mulheres com ou sem vida sexualmente ativa, até crianças podem contrair a doença. “Apesar do desconforto local, não é uma infecção grave, em alguns casos a cura  pode ser espontânea”, afirma a Dra. Maria de Fátima Pimentel.

 

SINTOMAS

 

Os sintomas mais comuns são: corrimento espesso e esbranquiçado (tipo nata de leite), ardor, prurido (coceira), edema e vermelhidão local.

 

TRATAMENTO

 

O tratamento é  feito com o uso de cremes vaginais específicos e remédios orais. “Ao sentir os primeiros sintomas a mulher deve  procurar  seu médico de confiança para diagnosticar e prescrever o medicamento mais adequado. Nunca  faça automedicação ou siga orientação de balconista de farmácia”, adverte a ginecologista.

 

PREVENÇÃO

 

Alguns cuidados com a alimentação e os hábitos de vida podem ser estratégicos para quem tem problemas de recorrência com a candidíase. Os ginecologistas aconselham  diminuir o consumo de carboidratos, açúcar, alimentos ácidos, como também álcool e cigarro. O uso de papel higiênico perfumado e absorventes internos são absolutamente contraindicados. Quem faz atividade física com regularidade deve usar malhas e calcinha de algodão durante os exercícios.

 

 

Please reload

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon

           www.janelafeminina.com

 created  by Marlúccia Araújo 2015

        Web designer:  Lucas Reis