4 ALIMENTOS FUNCIONAIS QUE TODA MULHER DEVE CONSUMIR

 

De acordo com a classificação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) alimentos funcionais  são alimentos ou especiarias que, além de cumprir com suas funções nutricionais básicas, quando consumidos, como parte da dieta habitual, produzem  efeitos benéficos à saúde.

 

Este conceito surgiu na década de 1980 no Japão. No que diz respeito a alimentação saudável os orientais são referência no assunto. Estudos comprovam que a longevidade  está intimamente relacionada aos nossos hábitos alimentares. Escolher bem o que incluímos em nossa dieta pode nos render ganhos extra na saúde.

 

Eu escolhi quatro alimentos funcionais que fazem a diferença, tanto  na saúde, quanto na beleza de uma mulher se consumidos diariamente, de forma criteriosa  e sob a orientação de um especialista (nutricionista ou nutrólogo).

 

CASTANHA-DO-PARÁ

 

A castanha-do-Pará possui fibras essenciais para o bom funcionamento do intestino. Ela  é rica  em fósforo: essencial para a contração muscular e transmissão de  impulsos nervosos, vitamina B1: participa do processo de produção de energia para o organismo, zinco: importante para o sistema de defesa do corpo e magnésio que também gera energia para as células.

 

A nutricionista Amélia Duarte informa que a castanha-do-pará também é rica em selênio, betacaroteno e vitaminas C e E, importantes antioxidantes que combatem os radicais livres, previnem  o envelhecimento precoce e o aparecimento de algumas doenças. Ela é ótima para o cabelo, pele e unhas. O ideal é consumir duas unidades diariamente.

 

LINHAÇA

 

A linhaça reúne minerais (ela possui mais potássio que a banana), proteínas e vitaminas, inclusive a E, que combate o envelhecimento precoce e doenças degenerativas. Tem fibras que regulam o intestino, turbina a saúde do coração e ainda é rica em ômega 3, 6 e 9. A linhaça possui também, uma substância chamada lignana, que funciona como um fitoestrógeno, ajudando no controle de peso no período da menopausa e na prevenção do câncer de colo do útero.

 

Segundo a nutricionista  a quantidade diária recomendada para consumo são colheres de sopa por dia. Você pode  misturar ao suco, vitaminas, iogurte, leite etc.  É aconselhável a versão dourada da semente. Compre  e triture para ter os benefícios.

 

EXTRATO DE SOJA

 

Rica em fibras, ferro, cálcio e proteína de origem vegetal, esse alimento serve de substituto para indivíduo que possui intolerância à lactose ou alergia às proteínas de origem animal.

 

Mas não é só isso. Pesquisas comprovaram que os fito-hormônios (genisteína e a dadzeína) presentes nesse alimento limpam o sangue, controlam o colesterol, fortalecem os ossos (ajuda na prevenção da osteoporose), reduzem a absorção de glicose, os riscos de doenças cardíacas e câncer, combatem o diabetes e melhoram os sintomas da menopausa. Os nutrólogos recomendam o consumo de duas colheres de sopa (cheia) por dia.

 

INHAME

 

Ótima fonte de carboidrato, o inhame gera energia sem se transformar em açúcar e gordura. Portanto é ótimo para quem pratica atividade física. O tubérculo  pode ser comparado à batata doce  em relação ao seu poder de ajudar no emagrecimento. ajuda a eliminar as impurezas do sangue através da pele, rins e intestino.

 

Entre os nutrientes desse alimento funcional estão o cálcio, o ferro e vitaminas do complexo B - entre elas, a B6, considerada uma vitamina essencial para a mulher, já que acalma e melhora a depressão. Também possui diosgenina, uma substância que poderia aumentar a produção de colágeno e dar mais saúde aos ossos, além de amenizar os sintomas da TPM e menopausa.

 

Estudos mostram ainda que o tubérculo poderia diminuir a proliferação de câncer de mama. Por conta dos fitoestrógenos ele aumenta a fertilidade feminina. O ideal é consumir 100g de inhame diariamente para obter resultados satisfatórios.

 

Please reload

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon

           www.janelafeminina.com

 created  by Marlúccia Araújo 2015

        Web designer:  Lucas Reis