5 DICAS PRECIOSAS DE CAMERON DIAZ PARA ENVELHECER SEM TRAUMAS

 

O envelhecimento é um fantasma que assombra  todo mundo, principalmente, as mulheres. Mas, assim como a morte, envelhecer é inevitável, é um processo inexorável e faz parte da breve existência humana, essa etapa da vida já está programada para acontecer independente do nosso ardente desejo de nos manter jovens. Sabemos que não existe elixir da juventude, nem porção mágica para congelar o tempo no viço da nossa beleza. Por que então nos angustiamos tanto, já que conhecemos esta verdade categórica e irrefutável?

 

Sem rodeios: porque valores efêmeros como a beleza e a juventude sobrepujam virtudes sólidas como, a experiência (seja no campo profissional ou nas relações interpessoais) e a sabedoria (amadurecimento intelectual e emocional) que são adquiridas ao alcançar à  maturidade. Em relação à mulher, a angustia ainda é maior, pois temos que travar uma luta injusta com o "prazo de validade" que veladamente uma sociedade machista e capitalista nos impôs desde tempos imemoriais. Vou dar um exemplo que ratifica esta tese obtusa e desleal: as chances para se conseguir aquela disputada vaga no mercado de trabalho ou subir ao altar são infinitamente maiores para as mulheres mais jovens e belas.

 

Lamentavelmente este pensamento mesquinho (que exalta o binômio juventude-beleza como passaporte "vip" para o sucesso) permeia o imaginário coletivo e dita as regras das relações sociais em todos os níveis. Todavia, nós mulheres, não temos que aceitar isso como sentença, não devemos nos intimidar com essas teorias (e comportamentos) derrotistas que ferem a autoestima feminina. Vamos aprender a conviver bem com as nossas rugas e marcas do tempo, elas representam nossa história de vida impressa na pele.

 

precisamos nos aperceber da nossa integralidade enquanto ser humano, a juventude desvanece com o tempo, entretanto valores como o conhecimento, a sensatez e a coerência permanecem e são nossos companheiros ao longo da nossa existência.  A beleza pode até ser fundamental (como disse Vinícius de Moraes), no sentido de abrir portas, mas não é essencial, condição primeira para a autorrealização feminina.

 

A mulher tem que se impor de forma corajosa e resoluta diante da "lavagem cerebral" a que é submetida todos os dias, principalmente pela mídia : de que a sociedade é um lugar "onde os fracos não têm vez" ,  leia-se fracos aqui  como, as mulheres  acima dos 30 anos. Essa ideia de efemeridade que  atrela a importância da mulher, enquanto sujeito social, a sua idade cronológica, é desumana e altamente machista. Ao longo dos séculos ela foi corroborada por intelectuais, poetas e escritores. Honoré Balzac foi o primeiro a alforriar a mulher madura (balzaquiana) dessa condição de "carta fora do baralho" ao escrever o romance Mulher de 30 Anos.

 

Neste romance Balzac exalta as qualidades e encantos de  uma mulher de 30 anos, algo impensável para os romancistas do século 19, que tinham como protagonistas ninfetas exuberantes e lascivas, como se a sensualidade fosse atributo exclusivo de moças jovens. Em 2004 o escritor brasileiro Mário Prata, em homenagem ao sexo feminino e a louvável iniciativa do romancista francês, lançou uma série de crônicas publicadas na revista Época em que reafirma a beleza e as vantagens de cada idade da mulher. Ele começou com As Mulheres de 30 .

 

5 DICAS DE CAMERON DIAZ PARA ENVELHECER BEM E FELIZ

 

Na semana passada a atriz norte-americana Cameron Diaz, de 42 anos, postou no seu Instagran (@camerondiaz) uma a foto do seu Longevity Book (Livro da Longevidade) que toca no tabu envelhecimento, o "calcanhar de aquiles" de nós mulheres. No texto da postagem ela fala que os cinco pilares para se viver uma vida longa, saudável e feliz são: comer, movimentar seu corpo, ter boas noites de sono, aliviar o estresse e se conectar com as pessoas que amamos. Simples assim!

 

E finaliza: "Então vamos começar a celebrar e viver uma vida engajada e parar de nos punir por não olhar para uma certa direção. Ao invés disso, sermos responsáveis por, antes de qualquer coisa, cuidar de nós mesmos internamente, sabendo que os resultados exteriores serão um efeito colateral disso. Escolha ser bem informado, escolha ser saudável e feliz".

 

Se concorda compartilhe!!!!

Please reload

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon

           www.janelafeminina.com

 created  by Marlúccia Araújo 2015

        Web designer:  Lucas Reis