COMO VOCÊ SABE QUE SE APAIXONOU?

O senso comum costuma definir a paixão como um sentimento avassalador, incontrolável e sem explicação. Ops! Isso era antes da Ciência entrar em cena e derrubar esta teoria. Segundo os estudiosos, arrebatador sim, no entanto, ela tem  explicação e está nos hormônios! São eles os culpados por este delicioso desassossego.

Leia também: 5 Sinais que indicam que o homem está apaixonado

O site Hypescience publicou um estudo de um grupo de cientistas liderados pela antropóloga Helen Fisher, da Universidade Rutgers, nos EUA, sobre a química da paixão. A pesquisa descobriu que o cérebro dos apaixonados é diferente daqueles que estão em um longo relacionamento, que por sua vez difere do das pessoas que estão sem nenhuma paixonite.


OS 10 SINAIS CIENTÍFICOS QUE CORROBORAM ESTA TESE

"1# VOCÊ SENTE QUE A OUTRA PESSOA É ÚNICA

Pessoas apaixonadas tendem a acreditar que a outra é "a escolhida" e até mesmo a "alma gêmea". Fisher acredita que este sentimento se dá pelos níveis elevados de dopamina, substância ligada à atenção e foco.

2# VOCÊ ACHA QUE A OUTRA PESSOA É PERFEITA

Quem está apaixonado só vê qualidades e ignora os defeitos. A culpa é, de novo, da dopamina.

3# DESASTRE EMOCIONAL

O amor leva à instabilidade emocional e fisiológica, comportamento semelhante dos viciados em drogas. Segundo a pesquisadora, a culpa é do fato de a mesma região do cérebro ser ativada nos dois casos. Ou seja, o amor é uma droga.

4# OBSESSÃO

As pessoas apaixonadas passam cerca de 85% do seu tempo pensando na outra pessoa ou em coisas relacionadas ao relacionamento. Os cientistas acreditam que a culpa é da diminuição dos níveis de seratonina no cérebro. Os transtornos obsessivos compulsivos são tratados com inibidores de recaptação da seratonina.

5# DEPENDÊNCIA

Pessoas apaixonadas tendem a apresentar sinais de dependência emocional, possessividade, ciúme, medo de rejeição e ansiedade.

6# FELIZES PARA SEMPRE

Quem ama pensa que vai permanecer com a outra pessoa para sempre, sonhando com um futuro juntos.

7# EMPATIA

Quem está apaixonado sente a dor da outra pessoa como se fosse sua e se dispõe a fazer sacrifícios pela outra pessoa.

8# EXCLUSIVIDADE

Este sentimento de exclusividade com relação à pessoa amada é fruto da evolução, para fazer com que o parceiro rejeite outros pretendentes e garantir assim que o relacionamento não seja interrompido.

9# SEXO NÃO É TUDO

64% das pessoas apaixonadas (homens e mulheres) discordaram da afirmação: “O sexo é a parte mais importante do meu relacionamento”, diz um estudo.

10# SEM CONTRELE

Quem afirma estar apaixonado frequentemente diz que o sentimento é involuntário e incontrolável."

Please reload

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon

           www.janelafeminina.com

 created  by Marlúccia Araújo 2015

        Web designer:  Lucas Reis