CUIDADO! INFECÇÃO URINÁRIA MATA MAIS DO QUE VOCÊ PENSA


Aparentemente simples, a infecção urinária é uma doença perigosa, responsável pela morte prematura de centenas de mulheres, a cada ano, ao redor do globo. De acordo com o urologista João Carlos Guedes da Silva, a UI é a segunda causa que leva à sepse (infecção generalizada), perdendo apenas para a pneumonia. A associação Americana de urologia estima que 80% das mulheres ao longo da vida serão vítimas da infecção urinária. Desse total, cerca de 30% podem desenvolver infecção urinária de repetição, caracterizada pela ocorrência de pelo menos dois episódios nos últimos seis meses. A infecção urinária ocorre quando bactérias presentes no intestino grosso migram para o canal vaginal, a mais comum é a chamada E.Coli. "As mulheres estão mais propensas a desenvolver a doença por questões anatômicas: proximidade do ânus e vagina, além de possuírem a uretra mais curta (5cm), enquanto que a do homem mede 22 cm, em média. Ainda tem a pele (prepúcio) que protege a cabeça do pênis". Esclarece Dr. Tiago Onias Gomes Bahia (Médico da Família). "Há dois tipos mais frequentes de infecção urinária: as cistites e as pielonefrites. A primeira é o que chamamos de infecção baixa, pois está restrita à bexiga e à uretra, caracteriza-se por dor ou ardência ao urinar, podendo ter presença de sangue na urina. Já as pielonefrites são geralmente quadros mais graves, e caracterizam-se pelo acometimento também dos rins.", explica o nefrologista José Augusto Menezes.

Segundo o médico Bahia, a infecção urinária é detectada em um enxame simples de urina. "Quando existe a presença da bactéria é feito um urocultivo com antibiograma que vai apontar quais são os antibióticos resistentes e sensíveis para matar a bactéria". PREVENÇÃO # ingerir bastante água durante o dia ( de dois a três litros)

# nunca prender xixi (a retenção voluntária da urina ajuda na proliferação de bactérias)

# urinar sempre depois da relação sexual (limpa o canal da uretra)

# fazer uma boa higiene íntima (lavar a vulva e vagina)

# ao utilizar o papel higiênico, usar no sentido da frente para trás, a fim de evitar que as bactérias do ânus passem para a vagina.

#Infecçãourinária #sepse #uretra

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon

           www.janelafeminina.com

 created  by Marlúccia Araújo 2015

        Web designer:  Lucas Reis