SETEMBRO AMARELO

O 10 de Setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. De acordo com dados fornecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), 805 mil pessoas cometem suicídio por ano. Estatísticas de 2012 apontam que naquele ano foram 11.821 mortes, sendo 9.198 homens e 2.623 mulheres. É a principal causa de morte entre jovens de 25 a 34 anos e a 15.ª causa no mundo. O suicídio passou a ser tratado como problema de saúde pública em 1990.
 

Segundo os especialistas, o suicídio pode ser evitado em mais de 90% dos casos. O Setembro Amarelo é uma iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com Associação Médica Brasileira, Conselho Federal de Medicina, Federação Nacional dos Médicos, Sociedade Brasileira de Neuropsicologia, Cruz Vermelha, Centro de Valorização da Vida e o Exército Brasileiro.
 

O Brasil é o oitavo país com mais episódios de suicídio no mundo. No país é registrada uma ocorrência a cada 45 minutos. O Rio Grande do Sul é o estado brasileiro com o maior índice por habitantes.

 

Estes dados servem para reflexão. Apoie, não julgue nem critique pessoas em situações-limite. Em algum momento da vida todos precisam de amparo, ombro amigo e palavras de encorajamento. As dificuldades passam, mas a vida precisa seguir plena. Todos ser humano tem a capacidade de ultrapassar as zona cinzentas, que de acordo com o psiquiatra e filósofo alemão Karl Jaspers: “são situações que parecem labirintos sem saída, mas que, ao mesmo tempo, contêm em si mesmas a possibilidade de serem superadas”.

Please reload

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon

           www.janelafeminina.com

 created  by Marlúccia Araújo 2015

        Web designer:  Lucas Reis