POR UM PUNHADO DE DÓLARES


Há 55 anos (12 de setembro de 1964) era lançado na Itália o filme Por um Punhado de Dólares do cineasta Sergio Leone. Este clássico foi o primeiro da Trilogia dos Dólares do autor. Além desse, vieram mais dois da série western spaghetti: Por uns Dólares a Mais e Três Homens em Conflito.

Este filme é emblemático porque inaugura um novo estilo de se fazer filmes de faroeste. Sergio Leone imprimiu sua visceralidade e seu modo muito particular de fazer cinema, ainda mais numa época em que este gênero se encontrava no limbo da cinematografia. Outro crédito para esta produção: ela lança duas figuras geniais do mundo da sétima arte: o compositor Ennio Morricone com suas trilhas sui generis e inesquecíveis e Clint Eastewood que se tornou cult e reverenciado no mainstream, tanto como ator quanto diretor, aclamado e oscarizado.

Sérgio Leone, não apenas revigorou o gênero, como também fez jorrar sangue novo nessas produções, não se trata de mera figura de linguagem, quando o assunto é expor a violência sem pudor na tela. Com seu estilo cirúrgico em manejar tomadas longas, um tributo à paisagem empoeirada do Velho Oeste, ele também se valia dos expressivos close-ups que penetravam lancinantes na alma dos personagens.

Por conta de Por um Punhado de Dólares surgiu a expressão “western spaghetti”, a expressão era uma forma pejorativa que alguns críticos desavisados se referiam aos filmes de faroeste produzidos na Itália. Mesmo com sua película de baixo custo, Sergio Leone não se intimidou e mostrou para que veio. Se impôs diante da poderosa Hollywood, arrancou elogios e as produções também conhecidas como bang bang à Italiana, faroeste macarrônico e faroeste espaguete ganharam respeito e se popularizam nos quatro cantos no mundo. Os tempos dourados do gênero reciclado pelo velho continente, foram entre os anos 60 e 70 do século passado. Os filmes eram rodados geralmente na Itália e Espanha.

Só para lembrar, os filmes de Westerns nasceram nos Estados Unidos. Os Filmes de Cowboys, como também são conhecidos, foram definidos pelo crítico francês André Bazin como o "cinema americano por excelência" . O auge desse gênero foi nas décadas de 30 e 40 em terras norte-americanas.

Trilha sonora composta por Ennio Morricone para o filme Por um Punhado de Dólares

#PorumPunhadodeDólares #ClássicodoCinema #SergioLeone #ClintEastewood #EnnioMorricone

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon

           www.janelafeminina.com

 created  by Marlúccia Araújo 2015

        Web designer:  Lucas Reis